top of page

OUTUBRO ROSA PET

Atualizado: 16 de nov. de 2023


Campanha de Prevenção do Câncer de Mama em cadelas e gatas - OUTUBRO ROSA PET 🐶🐱


Segundo dados do Conselho Federal de Medicina Veterinária, cerca de 45% das cadelas e 30% das gatas desenvolvem algum tumor. Destes, 85% dos casos apresentam caráter maligno.


A maior incidência da doença é em fêmeas, contudo, entre 1% e 3% dos casos são diagnosticados também em machos. Os tumores de mama têm uma tendência a aparecer em cadelas adultas, entre 4 e 12 anos de idade. Já as gatas podem desenvolver a partir de um ano de vida. E o risco aumenta com o passar dos anos.


Com toda essa incidência sobre os pets, a ideia de Outubro Rosa Pet vem ganhando cada vez mais apoio de veterinários e profissionais da área.


É importante o diagnóstico precoce da doença para aumentar as chances de cura. O próprio dono pode realizar um “autoexame” no seu pet por meio da palpação das mamas da fêmea, à procura de pequenos nódulos, com o tamanho próximo ao de uma ervilha quando ainda estão no início.

O exame tem o mesmo princípio que o realizado pelos humanos e, uma vez que o nódulo é confirmado por especialistas, a orientação é fazer a remoção cirúrgica e enviá-lo para análise clínica, onde passará por uma avaliação para saber se trata-se de um tumor maligno ou benigno.

O diagnóstico e o tratamento precoce da lesão, assim como nos humanos, é também a melhor forma de proporcionar um prognóstico e, talvez a possibilidade da a cura do tumor.


Países desenvolvidos tem política de controle populacional, com isso os animais são castrados precocemente e consequentemente acabam tendo menor incidência de câncer de mama. Já países em desenvolvimento tem uma política de controle populacional ainda inadequada e uma cultura da população muito preconceituosa, então os animais muitas vezes não são castrados precocemente e com isso a incidência de tumores de mama aumenta, porque são tumores que têm uma relação direta com o status reprodutivo do animal.


No Brasil, os tumores de mama têm uma frequência bastante alta, quando considerado todos os tipos de tumores que existem nos animais de estimação.


A melhor forma de prevenir tumores mamários é a castração antes do primeiro cio ou logo depois do primeiro cio.

Normalmente são as fêmeas não castradas que têm maior propensão a tumores, aquelas que recebem frequentemente anticoncepcional e aquelas também que tem a pseudogestação, onde tem a presença de leite nas mamas dois a três meses pós cio. As mamas que não foram expostas a ação dos hormônios em geral não terão câncer mamário


Como estamos começando o mês de outubro, nada melhor que fazer o autoexame no seu pet e caso ainda não tenha feito a castração, aproveite para realizar o procedimento em sua gata ou cadela.



Não espere o tumor crescer, a cirurgia logo após o diagnóstico aumenta a chance de cura.


Converse com o Médico Veterinário.

.

.


Para mais informações, novidades e dicas, siga-nos:

@roupapetbr

.


Por Roupa Pet🐾


Comments


bottom of page