top of page

DICAS PARA MINIMIZAR O MEDO DE FOGOS EM PETS


dicas para minimizar o medo de fogos em pets

Os fogos de artifícios representam um perigo à saúde dos pets: eles podem trazer efeitos imediatos, com fugas, atropelamentos e convulsões, ou de longo prazo, como doenças cardíacas, imunológicas e metabólicas.

Chegando o final de ano, infelizmente muitos pets sofrem com o barulho causado pelos estouros dos fogos de artifício. A audição do pet é bem aguçada e sensível, por isso ele se assusta fácil e é isso que provoca tanto medo.


A audição do pet é bem aguçada e sensível, por isso ele se assusta fácil e é isso que provoca tanto medo. A seguir dicas para minimizar o medo de fogos em pets e todo esse sofrimento:


placa de identificação no pet

1 – Identificação


Coloque o nome do pet e um telefone de contato, seja em plaquinhas e coleiras gravadas, microchip ou improvise escrevendo numa fita de tecido e amarrando na coleira. Assim, caso ele fuja, terá maior chance de ser encontrado.




cachorro brincando com bola

2 – Exercícios


Na tarde dos dias comemorativos, pratique bastante atividades com seu pet, como passeios, caminhadas, corridas, brincadeiras de esconde-esconde, pega-pega. Além de feliz, seu pet ficará cansado e possivelmente menos preocupado com os barulhos.



abraçando seu cachorro

3 – Fique por perto


Mantenha seu pet por perto, afinal a sua presença é o porto seguro dele. Alimente-o pela manhã com metade de sua porção diária e com a outra parte recheie brinquedos interativos para oferecer perto da hora dos fogos. E coloque algodão nos ouvidos dele para abafar o barulho.



truque do pano ou tellington touch

4 - Truque do pano


Ou Tellington Touch que estimula a circulação sanguínea, o pet respira melhor, se acalma e diminui a irritação com o barulho. A amarração correta não pode ser muito apertada; posicione a faixa na altura do peito; cruze a faixa sobre o dorso e dê o nó próximo à coluna.



cachorro e gato em lugar seguro

5- Lugar seguro


Caso necessite deixá-lo sozinho, acostume-o, previamente, a ficar em lugar fechado, que abafe o som dos fogos e não haja risco de ele escapar, como quarto, lavanderia ou garagem - sem portas de vidro. Nunca deixe seu pet em sacadas, perto de piscinas ou preso em correntes.




gato dentro de casinha esconderijo

6- Preparo do local


Coloque música relaxante e arrume um esconderijo. Os gatos gostam de se refugiar sobre armário e nicho. Deixe roupas com seu cheiro, feche tudo e apague as luzes. Já os cães, pode ser embaixo de mesa ou cama.



cachorro sendo atendido por veterinária

7 – Medicação


Estas dicas são apenas para animais que têm medo leve a moderado. Se seu pet se desespera com fogos de artifícios ao ponto de ficar extremamente nervoso ou até convulsionar, nesse caso, procure o médico veterinário, pode ser que o uso de medicamentos seja melhor opção.



cão sendo adestrado

8 – Adestramento


Existe treinamento positivo para dessensibilizar o pet, mas demanda tempo e é gradual, então, pense para o próximo ano em contratar um profissional. Os benefícios são grandes, diminuiu o estresse e melhora a qualidade de vida.




𝐏𝐨𝐫 𝐟𝐚𝐯𝐨𝐫, 𝐧𝐚̃𝐨 𝐬𝐨𝐥𝐭𝐞 𝐟𝐨𝐠𝐨𝐬! .

.

.



Para mais informações, novidades e dicas, siga-nos:

@roupapetbr

.


Por Roupa Pet🐾


Комментарии


bottom of page