top of page

DIA NACIONAL DOS ANIMAIS

Atualizado: 4 de abr. de 2023


“É dever do ser humano respeitar e proteger todas as formas de vida”.

No Brasil, milhões de animais estão abandonados, na maioria são cães e sua metade de gatos. Em grandes metrópoles, para cada cinco habitantes há um cachorro, em contraste com o número de crianças, que, nas cidades, não passa de 38,1%. Isso quer dizer que há mais cãezinhos de estimação do que crianças nos lares brasileiros. Porém, destes cães, 10% estão abandonados.


Com relação às espécies silvestres os dados são ainda mais alarmantes, são milhares de espécies de animais em risco de extinção no Brasil. Sendo que as principais causas do desaparecimento de espécies são o tráfico de animais, desmatamentos, queimadas, caça predatória e poluição, afinal, tais fatores influenciam diretamente os animais e/ou habitat, principalmente a degradação do habitat. Para as espécies marinhas, a pesca excessiva, seja direcionada ou incidental, é a ameaça que mais se destaca.


A ideia inicial para a instituição do 'Dia Nacional dos Animais' era estimular debates sobre os animais em extinção (ou com risco). Com o passar dos anos, e com quesitos envolvendo ética e bem-estar animal, tal data ganhou uma notória abrangência. Assim, este dia tem por objetivo buscar a conscientização de nossas atitudes e respeito em relação aos cuidados dos animais, sejam eles domésticos, domesticados, silvestres ou selvagens.


Grande parte da população ainda os vê como seres de servidão para homem, mas protetores, ativistas, ONGs e amigos dos animais têm lutado incansavelmente para transformar essa realidade.

As Leis de Proteção aos Animais precisam ser reformadas para que sejam inseridas penas mais efetivas aos transgressores e, além disso, precisam ser divulgadas e sua aplicabilidade fiscalizada.


Geralmente, o Ativismo Animal é feito através das mídias sociais que cada vez mais busca conscientizar sobre o uso de produtos livres de crueldade animal, que são aqueles que não utilizam animais para testes e nem mesmo produtos de origem animal em sua composição. Alimentação também tem sido um ponto bastante importante já que parte da população mundial já aderiu a dieta vegetariana (sem qualquer tipo de carnes ou derivados tais como ovos e leite.)


No Brasil, maltratar animais é crime. Como maus tratos entende-se: bater, deixar sem alimentos, água e abrigo, deixar preso, negar assistência veterinária, abandonar animais domésticos, manter em cativeiro animais selvagens, obrigar animais a trabalho excessivo, matar, etc. com penas que podem chegar até 5 anos de prisão, além de multa e perda da guarda, quando o animal vitimado for cão ou gato. Para as outras espécies de animais, as penas são mais brandas (urge ser mudado), podendo variar de três meses a um ano de detenção e multa.


"A grandeza de uma nação e o seu progresso podem ser medidos pela maneira como tratam seus animais".

Mahatma Gandhi


.


.

Para mais informações, novidades e dicas, siga-nos:

@roupapetbr

.


Por Roupa Pet🐾

Comments


bottom of page