top of page

DIA MUNDIAL DE PROTEÇÃO AOS MANGUEZAIS

Atualizado: 15 de ago. de 2022



O manguezal é considerado um ecossistema costeiro de transição entre os ambientes terrestre e marinho. Característico de regiões tropicais e subtropicais, está sujeito ao regime das marés, dominado por espécies vegetais típicas, às quais se associam a outros componentes vegetais e animais.


Em nosso país, há quatro tipos de mangue: mangue preto, mangue branco, mangue vermelho e mangue de botão. A preservação desse rico ecossistema depende de algumas medidas como o reflorestamento, exploração saudável e manutenção dos manguezais


Os mangues têm importância no ecossistema global. Estima-se que eles forneçam até 10% do carbono orgânico dissolvido nos oceanos a partir da terra, matéria que é parte importante do ciclo do carbono atmosférico e ajuda a regular o dióxido de carbono e o clima do planeta.


Os manguezais exercem ainda outras funções, consideradas como benefícios ou serviços gratuitos à comunidade, tais como: proteção das áreas de terra firme contra tempestades e ações erosivas das marés; retenção de poluentes; retenção de sedimentos finos carreados pelas águas, favorecendo a manutenção dos canais de navegação; manutenção e conservação de estoques pesqueiros do estuário, garantindo a piscosidade na região; recreação e lazer (pesca esportiva, turismo ecológico, etc.).


O homem só protege aquilo que valoriza e só valoriza aquilo que conhece. Por isso o trabalho de conscientização é tão importante e DIA MUNDIAL DE PROTEÇÃO AOS MANGUEZAIS reforça a relevância de um dos ecossistemas mais produtivos e generosos da Terra, capaz de oferecer serviços ecossistêmicos valiosos e gerar ao Brasil benefícios socioeconômicos, especialmente com a pesca, turismo e valor de existência.

Os Manguezais estão presentes em 338 municípios brasileiros, onde vivem 44 milhões de pessoas, o que representa 20% da população, os manguezais têm sua importância cada vez mais reconhecida pelos cientistas e, assim como outros ecossistemas, também sofrem ameaças.


Apoie e participe de iniciativas e ações de proteção e preservação dos manguezais: @wwfbrasil 🐼 - @greenpeacebrasil 🌿 - @sospantanal 🐆 - @sosmataatlantica 🍃 - @apiboficial 🏹 - @rede.cerrado 🌾


.

.

Para mais informações, novidades e dicas, siga-nos:

@roupapetbr

.


Por Roupa Pet🐾

Comments


bottom of page