top of page

DIA INTERNACIONAL PARA A PRESERVAÇÃO DA CAMADA DE OZÔNIO



Este dia foi criado com o objetivo de conscientizar a população a respeito da importância dessa camada, marcando o aniversário da Convenção de Viena e é a mesma data em que alguns países assinaram o Protocolo Montreal em 1987, que uniu o mundo no propósito de se eliminar os gases que formam o buraco nessa camada essencial para preservar a vida no planeta da radiação ultravioleta.


Após o Protocolo de Montreal e à proibição do uso de produtos químicos, a natureza vem se recuperando lentamente, mas não basta para combater a Crise Climática.


O ozônio é um dos gases que compõe a atmosfera e cerca de 90% de suas moléculas se concentram na estratosfera, formando a famosa camada de ozônio. Apesar da sua relevância, ela começou a sofrer com os efeitos da poluição provocada pela industrialização mundial. A preservação da camada é necessária para lidar com perdas na natureza, mudanças climáticas. Além disso, ela é essencial para preservar a vida no planeta da radiação ultravioleta, já que o ozônio é o único gás que filtra a radiação ultravioleta do tipo B.


Como podemos contribuir de forma simples para preservá-la?


– Evitar comprar aerossóis com clorofluorcarbonos (CFC). Opte por sprays com bomba em vez de frascos pressurizados e verifique se a embalagem informa se contém CFC;

– Descartar freezers, geladeiras e unidades de ar-condicionado (equipamentos geralmente produzidos com químicos nocivos à camada) corretamente;


Com essas medidas também contribuímos com a agenda global para o desenvolvimento sustentável.

Vamos cuidar da Terra para que as futuras gerações possam viver em um mundo mais limpo e melhor.


Preservar a camada de ozônio é cuidar do nosso planeta!

.

.

.

Para mais informações, novidades e dicas, siga-nos:

@roupapetbr

.


Por Roupa Pet🐾

Comentarios


bottom of page