top of page

DIA DA ONÇA-PINTADA



Dia da PANTHERA ONÇA, o maior felino das Américas, o 3º do mundo, ficando atrás do tigre e do leão e o mais incrível de nossas florestas, a nossa conhecida Onça-Pintada 🐆. Espécie emblemática das matas brasileiras e é importante para as ações de conservação.

Por estar no topo da cadeia alimentar e necessita de grandes áreas preservadas para sobreviver, esse animal ao mesmo tempo temido, admirado e que habita o imaginário das pessoas, é um indicador de qualidade ambiental.

A ocorrência desses felinos em uma região indica que ele ainda oferece boas condições que permitam a sua sobrevivência.


A onça-pintada é encontrada no Brasil e em mais 17 países. O desmatamento e a fragmentação do habitat são outras ameaças enfrentadas pela espécie que era encontrada nos Estados Unidos até na Argentina, mas perdeu mais de 50% de sua distribuição original. Hoje ela é considerada extinta em El Salvador, no Uruguai e provavelmente nos EUA.

As crescentes alterações ambientais provocadas pelo homem, assim como o desmatamento, a caça às presas silvestres e às próprias onças são as principais causas da diminuição da população de onças no Brasil.

Curiosidades sobre a onça-pintada:

- Vive cerca de 15 anos;

- Os filhotes de onça-pintada recém-nascidos pesam entre 700 gramas e 900 gramas;

- Apesar de serem felinos, as onças não miam, mas emitem uma espécie de ronco, denominado esturro;

- Os filhotes nascem sem serem capazes de enxergar, abrindo seus olhos entre 7 dias e 13 dias após o nascimento.


.

.

Para mais informações, novidades e dicas, siga-nos:

@roupapetbr

.


Por Roupa Pet🐾

Comments


bottom of page