top of page

Convenção da Diversidade Biológica


Convenção da Diversidade Biológica

Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB) é um tratado da Organização das Nações Unidas estabelecida durante a notória ECO-92 – a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro em junho de 1992, e um dos mais importantes instrumentos internacionais relacionados ao meio ambiente.

Tanto que o Dia Internacional da Biodiversidade era celebrado em 29 de dezembro, desde quando a CDB entrou em vigor em 1993.

 

A Convenção está estruturada sobre três bases principais – a conservação da diversidade biológica, o uso sustentável da biodiversidade e a repartição justa e equitativa dos benefícios provenientes da utilização dos recursos genéticos – e se refere à biodiversidade em três níveis: ecossistemas, espécies e recursos genéticos.

 

Por que a biodiversidade é tão importante? 

 

A biodiversidade é a imensa variedade de vida na Terra.

Ela está por toda parte – em terra firme ou dentro d’água, desde o topo das montanhas ao fundo dos oceanos –, numa magnífica profusão de seres vivos e ambientes que é quase impossível mensurar. A biodiversidade está em você e em mim. E nela estamos todos imersos.

 

Nossa riqueza nunca foi ouro, cana de açúcar, petróleo ou nióbio e nosso desenvolvimento nunca acontecerá com mineração, monocultura, extração ou commodities.

 

Nosso real valor é ignorado e constantemente ameaçado pelo agronegócio, pelo aniquilamento das políticas públicas de preservação da nossa biodiversidade e dos povos originários, que a mantém viva.

 

Nossa biodiversidade sempre foi e será nossa maior riqueza!

.

.

.

Virada do Ano chegando... 𝐏𝐨𝐫 𝐟𝐚𝐯𝐨𝐫, 𝐧𝐚̃𝐨 𝐬𝐨𝐥𝐭𝐞 𝐟𝐨𝐠𝐨𝐬!.

.

.



Para mais informações, novidades e dicas, siga-nos:

@roupapetbr

.


Por Roupa Pet🐾

Comments


bottom of page